segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pausa para reflexão...

ADVERSÁRIOS ESPIRITUAIS

        A ação do bem provoca, inevitavelmente, uma reação de violência naqueles que se comprazem no clima da viciação.
        O esforço desprendido em favor da mudança emocional e psicológica das criaturas desperta um sentimento de revolta em muitos que se demoram nas licenças perniciosas.
        Porque há tentativas em prol de um mundo menos infeliz, surgem movimentos que pretendem manter o estado vigente.
***
        Há mentes que conspiram contra a tua dedicação e fidelidade ao ideal do bem.
        Não te causem estranheza as dificuldades que se apresentam ante as tuas disposições de serviço edificante.
        São inspiradas e promovidas  pelos adversários ocultos, que se atribuem o direito de malsinar e perseguir.
        Eles crivam a alma dos que lhe caem em desagrado com as farpas do ódio, gerando, em sua volta, cizânia, mal-estar e antipatia.
        Promovem inveja de curso perigoso e estabelecem mal-entendidos de efeitos desagradáveis.
        Excitam uns e adormecem outros, enquanto expõem o bom e o belo.
        Recorrem a expedientes desonestos, desde que te desanimem o esforço.
        Atrevem-se à agressão e armam os insensatos que convivem na mesma faixa vibratória, desejando paralisar-te o trabalho.
        São os Espíritos imperfeitos, os impiedosos, que se alimentam, que se alimentam dos pensamentos mais sórdidos, vivendo uma psicosfera densa, onde estabelecem o seu campo de ação e aí se movimentam, que se fazem adversários gratuitos.
        Respeita-os, sem os recear.
        Não sintonizes com os seus ardis, nem reajas pela revolta ou mágoa, a fim de que não sincronizes psiquicamente com eles ou os que se lhes fazem dóceis instrumentos.
        O bem dá-te uma couraça de resistência e defesa.
***
        Jesus, por todos os títulos, o Amigo Excelente, foi por eles visitado e, na ignorância em que se debatiam, não tergiversaram em intentar dificultar-Lhe o superior ministério. Como nada podiam conseguir diretamente, não desistiram: insuflaram invejas, ódios, perseguições e desequilíbrios contra o Senhor, que os venceu com o amor transcendente e sublime de que era dotado.
                                                   Joanna de Ângelis
(De  “Roteiro de Libertação”, de Divaldo P. Franco, ditado por Diversos Espíritos)

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Somos todos um!


Robert Happé nasceu em Amsterdã, Holanda. Estudou religiões e filosofias na Europa e dedicou-se desde então a descobrir o significado da vida. Esta entrevista dele está dividida em quatro partes, mas já na primeira, observamos uma gama de informações significativas para iniciarmos nossa meditação: quem somos? o que queremos? para onde estamos tentando ir? 

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ele atenderá!

Quando atravesses um instante considerado terrível, na jornada redentora da Terra, recorda que o desespero é capaz de suprimir-te a visão ou barrar-te o caminho.
Para muitos, esse minuto estranho aparece na figura da enfermidade; para outros, na forma da cinza com que a morte lhes subtrai temporàriamente o sorriso de um ente amado.
Em muitos lugares, guarda a feição de crise espiritual, aniquilando a esperança; e, em outros ainda, ei-lo que surge por avalanche de provas encadeadas, baldando a energia.
Ninguém escapa aos topes de luta, que diferem para cada um de nós, segundo os objetivos que procuramos nas conquistas do Espírito.
Esse jaz atormentado de tentações, aquele padece abandono, aquele outro chora oportunidades perdidas e mais outro lamenta os desenganos da própria queda.
Se chegaste a instante assim, obscurecido por nuvens de lágrimas, arrima-te à paciência, ouve a fé, aconselha-te com a reflexão e medita com a serenidade, mas não procures a opinião do esmorecimento.
Desânimo é fruto envenenado da ilusão que alimentamos a nosso respeito. Ele nos faz sentir pretensamente superiores a milhares de irmãos que, retendo qualidades não menos dignas que as nossas, carregam por amor fardos de sacrifícios, dos quais diminutas parcelas nos esmagariam os ombros.
Venha o desânimo como vier, certifica-te de que a forma ideal para arredar-lhe a sombra será compreender, auxiliar, abençoar e servir sempre.
Guardes o coração conturbado ou ferido, magoado ou desfalecente, serve em favor dos que te amparem ou desajudem, entendam ou caluniem.
Ainda que todos os apoios humanos te falhem de improviso, nada precisas temer. Tens contigo, à frente e à retaguarda, à esquerda e à direita, a força do companheiro invisível que te resolve os problemas sem perguntar e que te provê com todos os recursos indispensáveis à paz e à sustentação de teus dias. Ele que ama, trabalha e serve sem descanso, espera que ames, trabalhes e sirvas quanto possas.
Sem que o saibas, êle te acompanha os pequeninos progressos e se regozija com os teus mais íntimos triunfos, assegurando-te tranquilidade e vitória. Ele que te salvou ontem, salvará também hoje.
Em qualquer tempo, lugar, dia ou circunstância, em que te sinta à beira da queda na tentação ou na angústia, chama por Êle.
Ele te atenderá pelo nome de Deus.


Chico Xavier - Emmanuel

A Posse da Felicidade


     Meus amigos, não são poucas as ilusões que o homem necessita alijar do seu coração, para a posse dessa felicidade em cuja busca consome os seus dias, destruindo às vezes ineficazmente as suas forças.
*
     A vida é o patrimônio sagrado de energias que a alma precisa coordenar para a aquisição de sua ventura espiritual, convindo não esquecerdes os vossos deveres sociais e espirituais dentro de qualquer situação em que sejais colocados.
     Muitos de vós pedis uma palavra nossa, uma orientação e um conselho, porém, não vos esqueçais que através do luminoso oráculo de vossas consciências, Deus se manifesta porque Deus é a Verdade para eliminardes dos vossos espíritos o fardo de enganos, que carregais freqüentemente anos a fio, adquirindo penosamente as experiências que representam as riquezas em vossas almas, de Sua presença constante em seus próprios corações.
*
     Todos vós sois falíveis.
     O homem luta a vida inteira com o assédio das tentações e, às vezes, cai nas ciladas que as suas próprias ilusões lhe preparam, causando-lhe danos que apenas os séculos de dores expiatórias podem reparar.
*
     Tendes, entretanto o meio de evitardes as quedas que tão dolorosamente vos surpreendem, perturbando a vossa marcha ascensional para Deus.
     Observai-vos intimamente.
     Sede tolerante com o vizinho, sendo severos conosco mesmo.
*
     Todas as lições de moral são batidas e velhas, afirmais naturalmente.
     Todavia, as vossas novidades cientificas e religiosas só vos tem perturbado, conduzindo aos beirais de abismos tenebrosos.
*
     É ainda exemplos do passado que devereis volver os olhos.
     É ainda fortificando o instituto sagrado da família, reatando os laços da fé, confiando em uma Justiça Superior que podeis beneficiar à vossa civilização corrompida por todos os abusos, regenerando os seus costumes em todas as esferas das atividades individuais e coletivas.
     Vós, porém, amigos, tendes a missão consoladora.
     Mãos à obra! ... e que o Evangelho do Mestre Divino seja o vosso roteiro em todos os momentos.

 

Livro: Ação, Vida e Luz – Psicografia: Francisco C. Xavier – Espíritos Diversos.
Texto proposto no Curso On Line de  Pedagogia Espírita Aplicada à Evangelização

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Influência dos espíritos

Como é de conhecimento de todos, a questão 459 do Livro dos Espíritos nos esclarece sobre a influência (“...é maior do que supondes, porque  muito freqüentemente são eles que vos dirigem.) que recebemos dos espíritos desencarnados conforme a nossa sintonia. E nestas últimas horas nós tivemos dois fatos que envolvem as pessoas de um modo geral – as tensões de partidas de futebol e a morte do terrorista Bin Laden.
Alívios e apreensões à parte, a nossa reflexão de hoje é: até que ponto nós favorecemos essa influência?
A máxima “vigiai e orai” é pertinente também nestes momentos porque  movidos pelos nossos sentimentos, muitas das vezes, saímos da posição de cavaleiros para a de cavalos  de emoções e permitimo-nos ser levados pela onda de energia que move as histerias e, muitas vezes, as tragédias.
Por causa da perda de um campeonato pessoas se entregam à ira, à bebida e às alucinações. O mesmo acontece com o impacto de notícias como a morte de um terrorista, uma vez que o presidente dos Estados Unidos, munido de um discurso inflado, vangloria-se por ter “feito justiça” em nome do povo americano, quiçá do mundo.
Está na Bíblia: “o escândalo é necessário, mas aí por quem vier”...
Pensemos nisso e em outros eventos envolvendo a mídia e os tropeços dos homens, nos distanciemos o suficiente para fazer duas orações: uma por quem se ofendeu e outra por quem foi ofendido; uma por quem venceu e outra por quem foi vencido; uma por quem morreu e outra por quem ainda ficou por aqui. Afinal, a verdade de cada um é de cada um e apenas quem está “de Cima” tem uma visão real dos acontecimentos.
Vigiemos...

O que você está fazendo da sua vida?

sábado, 30 de abril de 2011

Mensagem

Quietude

“Não se turbe o vosso coração.” (João 14:1)

As palavras consoladoras do Mestre ecoam ainda na terra, vibrando na intimidade das almas sensíveis e despertando-as para um sentido de equilíbrio e espiritualização.
Mais fortemente hão-de vibrar essas palavras na hora em que maiores são as provações, mais severos os testemunhos, mais dolorosas as perspectivas, pois o Mestre amoroso e sábio redobra de sabedoria e amor na providencia fraterna junto a todos os habitantes da Terra.
Oremos com Ele no silêncio de nossos corações, pois é de prece e quietude que necessita o mundo mergulhado no tumulto e na indiferença espiritual.


Bezerra de Menezes

Boa Semana 10

Encontro Fraterno

Como acontece todo o primeiro domingo do mês, neste domingo - dia2 - vamos realizar mais um Encontro Fraterno com todos os trabalhadores da nossa Casa. Faremos o encontro na casa da Cláudia, a partir das 18h. Esperamos todos lá! O endereço da Cláudia pode ser conferido com Rosângela. Abraço, até lá!

sábado, 9 de abril de 2011

Programa Espiritismo - Agora no Rádio


A Rádio Mundial FM 95,7 MHZ passou a transmitir no dia 7 de abril o programa "Espiritismo Agora - O estudo de Kardec na atualidade".
A apresentação é de Milton Felipeli e Antônio Coelho Filho e será todas as quintas-feiras às 12h30min.
O objetivo é propor o estudo da Doutrina Espírita de acordo com os livros de Allan Kardec e sugerir a reflexão sobre os valores morais com base no conhecimento espírita.


post de Flávia Siqueira

CAMPANHA ARTE NA CASA ESPÍRITA



      – Desperte para Arte e a Arte despertará VOCÊ - 

COMO PODE SER UTILIZADA A ARTE NA EVANGELIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS?

Não se limitando a Evangelização de crianças e jovens.
A arte educa. Possui a capacidade de acelerar o processo de aprendizado, pois trabalha o indivíduo integralmente, mobilizando o corpo, a mente, o espírito e as emoções simultaneamente.

Quer saber mais?

Boa Semana 7

domingo, 3 de abril de 2011

Campanha!!!

Pessoal, os vovôs e vovós do Asilo do Carmo estão precisando de fralda geriátrica - tamanhos M e G - e ainda de açúcar e pó de café. 
Os jovens da nossa Mocidade farão arrecadação na quarta-feira, dia 6, lá no Gecol, a partir das 19h30min. 
Vamos colaborar pessoal!
Como chegar a nós (Parque Julião Nogueira)

Curso on line sobre obsessão infanto-juvenil

A Editora Auta de Souza, através da Revista Auta de Souza, oferece curso on-line  a partir do dia 18 de abril. O curso "Tratamento Espiritual Infanto-Juvenil na Casa Espírita", na modalidade  Ensino à Distância, terá duração de três meses e contará com sete módulos. O trabalho será realizado com base no livro “Compreendendo a dor humana” (R$30 sem o frete). Ao adquirir o livro, o interessado recebe um login de acesso à página do curso com todos os downloads. 
O objetivo é capacitar trabalhadores que desejem conhecer sobre obsessão infanto-juvenil  e se proponham a implantar o tratamento especializado a este público em sua casa espírita. Maiores informações no http://revistaautadesouza.com/curso/

Capa do livro

Evangelho no Lar

Espero que goste e incentive!

sábado, 2 de abril de 2011

Seu filho vai ser você amanhã

O comentário é de vocês...

Estudo no Gecol

Pessoal!
Estamos com estudos bem legais em nossa Casa.
Aos domingos - 9h  - Obras de André Luiz  - "Nosso Lar" - com Rosecarla
Às quintas e sextas-feiras - 19h30min - estudo sobre Mediunidade.
Quintas  com sr. Jaime
Sextas  com Rosângela


Participem!

Bezerra de Menezes adverte sobre os "enxertos" perniciosos

O Espiritismo trouxe, para a Humanidade, uma nova ordem religiosa que precisa ser preservada. Nela, Jesus desponta como excelso e generoso condutor de corações, e o Evangelho brilha como o Sol na sua grandeza mágica. Desde a sua origem, cresce assustadoramente, pelo que nos influencia a moral do Cristo, e ninguém poderá impedir a sua marcha ascendente. Ao mesmo tempo em que a nova revelação surgiu acompanhada da perseverança e firmeza dos bons líderes, tem sido alvo de adversários imprudentes, tentando obstruir o seu curso natural, mas sem obterem êxito, obviamente. Além desses, espalham-se, hoje, em profusão, os inovadores que tentam "atualizar" Kardec. O Espiritismo não responde pelos que, presunçosamente, querem ir além do que o Espírito Verdade nos revelou como resposta sábia dos Céus às interrogações da criatura aflita na Terra, conduzindo-a ao encontro de Deus. Portanto, constitui dever de todos nós preservá-lo da presunção dos reformadores e das propostas ligeiras dos que o ignoram.
Bezerra de Menezes tem demonstrado preocupação com a manutenção da singeleza dos postulados espíritas, senão, vejamos: "Neste momento, contabilizamos glórias da Ciência, da Tecnologia, do pensamento, da arte, da beleza, mas não podemos ignorar as devastadoras estatísticas da perversidade que se deriva dos transtornos comportamentais"...) as criaturas humanas ainda não encontraram o ponto de realização plenificadora. Isto porque Jesus tem sido motivo de excogitações imediatistas no campeonato das projeções pessoais, na religião, na política e nos interesses mesquinhos. (...) "(1)
Se abraçamos o Espiritismo por ideal cristão, não lhe podemos negar fidelidade. O legado da tolerância não se consubstancia na omissão da advertência verbal diante às enxertias conceituais e práticas anômalas, que alguns companheiros intentam impor no seio do movimento espírita.
Para os mais estouvados, a pureza doutrinária é a defesa intransigente dos postulados espíritas, sem maior observância das normas evangélicas; para outros não menos afoitos, é a rígida igualdade de tipos de comportamentos, sem a devida consideração aos níveis diferenciados de evolução em que estagiam as pessoas.
Sabemos que o excesso de rigor na defesa doutrinária pode levar a graves erros, se enredarmos pelas trilhas de extremismos injustificáveis, posto que redundarão em divisão inaceitável, em face dos impositivos da fraternidade.
É óbvio que não podemos converter defesa da pureza kardeciana em cristalizada padronização de práticas que podem obstar a criatividade espontânea diante da liberdade de ação.
Inobstante repelir as atitudes extremas, não podemos abrir mão da vigilância exigida pela pureza dos postulados espíritas e não hesitemos, quando a situação se impuser, no alerta sobre a fidelidade que devemos a Kardec e a Jesus.
É importante não esquecermos que nas pequeninas concessões vamos descaracterizando o projeto da Terceira Revelação.
"É necessário preservar o Espiritismo conforme o herdamos do eminente Codificador, mantendo-lhe a claridade dos postulados, a limpidez dos seus conteúdos, não permitindo que se lhe instale adenda perniciosa, que somente irá confundir os incautos e os menos conhecedores das suas diretrizes" (2) É inegável que existem inúmeras práticas não compatíveis com o projeto doutrinário que urge sejam combatidas à exaustão, nas bases da dignidade cristã, sem quaisquer laivos de fanatismo, tendente a impossibilitar discussão sadia em torno de questões controversas.
Apresentando certa apreensão quanto ao Movimento Espírita, nosso 'Kardec Brasileiro' recorda: "a Boa Nova (...) produz júbilo interno e não algazarra exterior (...) Não é lícito que nos transformemos em pessoas insensatas no trato com as questões espirituais. Preservar, portanto, a pulcritude e a seriedade da Doutrina no Movimento Espírita é dever que nos compete a todos e particularmente ao Conselho Federativo Nacional através das Entidades Federadas"(3) (grifamos)
Sobre os que ainda se fixam, demasiadamente, nas questões fenomênicas, Bezerra lembra: "(...) a mediunidade deve ser exercida santamente, cristãmente, com responsabilidade e critérios de elevação para não se transformar em instrumento de perturbação e desídia" (4). O exercício da mediunidade deve ser reservado (o exercício) às pessoas que conheçam Espiritismo, posto ser extremamente perigosa a participação de pessoas ignorantes em trabalhos mediúnicos. Na desatenção desse tópico, após mais de um século de mediunidade à luz da Doutrina Espírita, temo-la, ainda, atualmente ridicularizada. Os intelectuais, materialistas e ateistas, desprezam-na até hoje.
Em nome do Espiritismo, há aqueles que propõem apometrias, desobsessão por corrente mento-eletromagnética (5), aplicações de luzes coloridas para higienizar auras humanas e curar azia, cálculo renal, coceiras, dores de dente, gripes, soluços em crianças, verminoses, fieiras e quejandos. Se não bastasse, recomenda-se até carvãoterapia (?!) para neutralizar "maus-olhados". É só colocar um pedaço de tora de carvão debaixo da cama e estaremos imunes do grande flagelo da humanidade - o "olho comprido".
Em recente entrevista ao Jornal Alavanca, de abril/maio-2000, Divaldo Franco adverte sobre as "terapias alternativas - "curanderismos" e a fascinação na prática mediúnica, apontando-os como fatores que têm desestabilizado o projeto da unidade doutrinária".(6)
É por essas e outras que a Revista Veja (7), registra que os médicos da ala conservadora da psiquiatria consideram os médiuns como dotados de neuroses, psicoses, desvios de personalidade, esquizofrenias. Se pararmos para refletir, daremos uma certa razão para esses psicoterapeutas. Muitos adeptos do Espiritismo desconhecem Allan Kardec, Emmanuel, André Luiz, Joanna de Ângellis, Bezerra de Menezes, e outros consagrados expoentes da difusão doutrinária e, lastimavelmente, estão aguilhoados nas práticas que comprometem todo o projeto doutrinário.
"(...) Mantende o espírito de paz, preservando os objetivos abraçados e, caso seja necessário selar vosso compromisso com testemunho, não titubeeis". (8) O exercício dos códigos evangélicos nos impõe a obrigatória fraternidade e compreensão aos adeptos dessas estranhas práticas, o que não quer dizer que devamos nos omitir quanto à oportuna advertência para que a Casa Espírita não se transforme em academia de ilusões.



post de Rosângela Amaro

FONTES:
(1)Bezerra de Menezes. (Mensagem psicofônica recebida pelo médium Divaldo Pereira Franco, em 9 de novembro de 2003, no encerramento da Reunião do Conselho Federativo Nacional, na sede da Federação Espírita Brasileira, em Brasília. Publicada em Reformador/Dezembro/2003)
(2)Idem
(3)Idem
(4)Idem
(5)estranha prática de "choques" anímicos para "afastar" maus espíritos
(6)Jornal Alavanca - abril/maio-2000
(7)Revista Veja. SP,abril-l999
(8)C.f Bezerra de Menezes. Mensagem psicofônica In:Reformador/dezembro/2003

Boa Semana 6



Criamos o Boa Semana como um canal de comunicação semanal em nossa Casa. Nossa proposta é abordar assuntos da doutrina e informar às pessoas o que acontece por lá. Os interessados em colaborar podem enviar textos, mensagens, notícias, etc, para o gecolcampos@gmail.com. Ok?
Quem quiser as edições anteriores é só solicitar pelo mesmo e-mail que enviamos no formato pdf. Abraço!

quinta-feira, 31 de março de 2011

Mães de Chico promete emocionar

Nesta sexta-feira, 1º de abril, chega aos cinemas brasileiros uma nova produção espírita: As Mães de Chico Xavier, longa-metragem de Glauber Filho baseado nos ensinamentos de Chico Xavier que tem milhões de seguidores no Brasil. 
Em comum com a produção anterior, de Daniel Filho, é o protagonista: também interpretado pelo ator Nelson Xavier. No elenco, Nelson Xavier mais uma vez dá vida ao personagem de Chico. Além dele,  Herson Capri, Vanessa Gerbelli e Via Negromonte. 
A história se baseia em fatos reais – a trajetória de três mães que encontram conforto e esperança nas falas do médium. Cada uma delas experimenta momentos decisivos em suas vidas, seja por uma gravidez não desejada, um filho dependente químico ou o luto parental. As suas histórias se cruzam a partir do trabalho do jornalista Karl, que desenvolve uma reportagem sobre Xavier a partir dos relatos das três mulheres. 
O filme “Mães de Chico Xavier” é inspirado no livro "Por Trás do Véu de Isis", do escritor Marcel Souto Maior (mesmo autor da biografia que inspirou o filme sobre a vida do médium). 
Ninguém pode perder né? 

Nossa história

Em 08 de Setembro de 1993 nasceu o GECOL.
Um grupo de mulheres se reuniram e fundaram esse grupo de caridade e estudos espíritas que funcionou durante algum tempo na garagem da casa de uma delas no Pq. Santo Amaro e como o sucesso foi inevitável, pois onde se reúne um ou mais em nome do Cristo, lá Ele se faz presente, assim as reuniões ficaram cheias e tiveram que procurar um espaço maior para acomodar as pessoas.
Após alguns meses funcionando precariamente nessa garagem alugaram uma pequena casa  no mesmo bairro onde permaneceu durante 14 anos.
Nessa casa o Grupo se desenvolveu, muitos por lá passaram como trabalhadores e se foram e outros chegaram permanecendo até hoje.
Em 2000 demos início ao trabalho social da casa com distribuição de Sopa, Cestas básicas e evangelização para irmãos necessitados do pão material e espiritual o qual permanece até hoje. Esse trabalho começou com muitas dificuldades, pois nossa cozinha não estava montada, não tínhamos nem fogão. Fazíamos a sopa em casa e distribuíamos em latas de achocolatados. Mais tarde  amigos nos doaram um fogão e fizemos uma campanha entre os trabalhadores da casa para comprarmos pratos e talheres.
A evangelização infantil com cerca de 15 crianças ficou a cargo de duas jovens espíritas que com carinho e dedicação levou histórias de moral cristã para as crianças carentes da comunidade da Beira da Linha que acompanhavam suas mães aos sábados para tomarem a sopa. Hoje atendemos em torno de 45 crianças!
Nossa Mocidade teve início em 2001 com estudo dirigido da doutrina para jovens entre 12 e 25 anos. Contávamos nessa época com cerca de 20 jovens. Hoje, a Mocidade Espírita Ismael (a MEI) já oferece frutos com apresentações de peças em Comeerj e trabalhos sociais. Recentemente eles criaram o "Obreiros da Alegria", finalidade: levar alegria a quem precisa.
Nesse pequeno espaço muitos trabalhos foram realizados, várias reuniões foram desenvolvidas e muitos foram ajudados através de passes e do tratamento espiritual.
Em dezembro de 2007 tivemos que procurar uma outra sede para os nossos trabalhos. Assim, enveredamos pela busca da sede própria. Períodos difíceis foram marcados por muitas bênçãos e ajuda da espiritualidade. 
Completamos no dia 25 de março, dois anos na sede própria que já caminha para mais uma etapa de obras: a ampliação do espaço.
Demos inicio, aos sábados pela manhã, a um grande sonho que era ensinar as nossas mães carentes um ofício para o seu “ganha pão” através de um trabalho digno. 
Nosso grupo consta com vários departamentos que desenvolvem com disciplina nossos trabalhos e assim vamos contando uma história há quase 18 anos...